autores:bollnow:bollnow-2011-habitar

Bollnow (2011) – habitar

Data: 2025-03-11 14:08

(BSpace)

Saint-Exupéry, em sua Cidadela, a “cidade no deserto”, foi provavelmente o primeiro a enfatizar a importância do habitar. “Descobri uma grande verdade”, ele escreve, que é “saber que todos os homens habitam, e que o significado das coisas muda de acordo com o significado de seu lar.” Assim, o habitar não é mais uma atividade aleatória como qualquer outra, mas um aspecto da natureza humana que é decisivo para a relação do homem com o mundo em geral. O herói fictício de suas observações diz com orgulho: “Pois, acima de tudo, sou aquele que habita”; pois somente no habitar podemos, como é mostrado aqui, alcançar a realização de nossa verdadeira natureza.

Aqui, o pensamento de Saint-Exupéry coincide com o de Heidegger, que, em sua palestra em Darmstadt sobre “Construir, habitar, pensar”, partindo de uma direção bastante diferente, criou a fórmula: “Ser um ser humano significa estar na terra como um mortal. Significa habitar.” Assim, a natureza humana como um todo é aqui determinada pelo habitar.

/home/mccastro/public_html/fenomenologia/data/pages/autores/bollnow/bollnow-2011-habitar.txt · Last modified: by 127.0.0.1

Except where otherwise noted, content on this wiki is licensed under the following license: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki