Romantismo

Data: 2025-03-29 05:30

Théorie de la littérature du romantisme allemand

Philippe Lacoue-Labarthe et Jean-Luc Nancy

* A crítica radical à classificação do “Romantismo” como uma rubrica histórica e teórica, aplicando-lhe a frase de abertura do fragmento 55 do *Athenaeum*: “Há classificações que são bem medíocres enquanto classificações, mas que governam nações e épocas inteiras”.

* A inadequação fundamental da denominação “romantismo” para designar o objeto de estudo, justificada por múltiplas razões.

* A contextualização da má interpretação encerrada na palavra “romantismo” e a constatação de uma lacuna particular na cultura francesa.

* A definição do “primeiro romantismo” como o “romantismo teórico” e a inauguração do projeto teórico na literatura.

* A explicitação das intenções e da metodologia do presente trabalho, recusando uma abordagem historicista, monumental ou modelar.

* A adoção de um funcionamento metodológico incomum, combinando a apresentação de textos com um trabalho de análise.

* A necessidade de dissipar a ilusão exterior sobre os textos românticos antes da sua leitura, analisando a história do conceito de “romântico”.

* O resumo da história do conceito de “romântico”, desde as suas origens até ao final do século XVIII.

* A caracterização do primeiro romantismo como o surgimento de uma crise, em oposição ao “romantismo romanesco” que a ocultava.

* A conclusão sobre a ambição social e crítica do primeiro romantismo e a sua relutância em usar o nome “romântico”.


PS: LACOUE-LABARTHE, Philippe; NANCY, Jean-Luc; LANG, Anne-Marie. L’Absolu littéraire: théorie de la littérature du romantisme allemand. Paris: Éditions du Seuil, 1978.