Barbaras (2012) – Do ser do fenômeno

Data: 2025-10-31 05:43

De l’être du phénomène

Sur l’ontologie de Merleau-Ponty

* O destino ambíguo da filosofia de Merleau-Ponty, que, apesar de sua presença canônica no legado contemporâneo e de sua frequente citação, permanece uma ausência, pois muitos a ignoram enquanto leitura, reduzindo-a a uma mera intuição ou estilo a ser apropriado.

* A segunda razão para a má compreensão da obra de Merleau-Ponty, agravada até os anos 70, foi a sua assimilação reducionista à corrente existencialista francesa dominada por Sartre.

* A terceira razão para o apagamento relativo de Merleau-Ponty refere-se à história interna do seu pensamento, caracterizada pela ausência de um texto que apresente um estado final e acabado da sua filosofia.

* O caráter de obra em construção da filosofia de Merleau-Ponty, cujo desvelamento do campo perceptivo na *Fenomenologia da Percepção* permanecia tributário de categorias da filosofia reflexiva que ele próprio denunciava.

* A consequência do inacabamento e da natureza interrogativa da sua filosofia: Merleau-Ponty sobrevive como uma “herança sem testamento”, uma presença-ausência que funda e fecunda reflexões contemporâneas sem que os seus contornos próprios sejam claramente delineados.

* O propósito do autor deste estudo: restituir o elo faltante da ontologia de Merleau-Ponty, considerada a chave de toda a sua obra e de muitas reflexões contemporâneas.

* A necessidade metodológica de compreender o ponto de chegada de *O Visível e o Invisível* a partir do movimento de pensamento que o tornou necessário e que ele vem cumprir.


PS: BARBARAS, Renaud. De l’être du phénomène. Grenoble: Jérôme Millon, 1991