Página inicial > Palavras-chave > Temas > Vorsokratiker / Vorplatoniker / Vor-Aristoteliker / φυσιολόγοι / physiologoi (…)
Vorsokratiker / Vorplatoniker / Vor-Aristoteliker / φυσιολόγοι / physiologoi / frühen Denker
Vorsokratiker / pré-socráticos / présocratiques / presocráticos / Pre-socratics / Vorplatoniker / pré-platônicos / Vor-Aristoteliker / pré-aristotélicos / φυσιολόγοι / physiologoi / frühen Denker
Denker
Alfred Denker
Shalow
Frank Shalow
SCHALOW, Frank / DENKER, Alfred
/ pensadores iniciais
Matérias
-
Eudoro de Sousa (HCSM:160-165) – Diálogo com os pré-socráticos
16 de setembro de 2021, por Cardoso de Castro
Excertos de DE SOUSA, Eudoro. Horizonte e Complementaridade. Sempre o mesmo acerca do mesmo. Lisboa, INCM, 2002, p. 160-165
2.a De acordo com Heidegger, a atividade mais futurosa do pensar de hoje consistiria no reatamento do diálogo com os primeiros filósofos; V. que se empenhou nesta árdua tarefa, a qual pode ser descrita, nos termos do seu livro, como o defrontar-se da filosofia com sua origem e seus confins, diga-nos o que, segundo lhe parece, torna justamente agora oportuno e (…)
-
Eudoro de Sousa (HCSM:192-195) – Física dos Pré-Socráticos
16 de setembro de 2021, por Cardoso de Castro
[DE SOUSA, Eudoro. Horizonte e Complementaridade. Sempre o mesmo acerca do mesmo. Lisboa, INCM, 2002, p. 192-195]
Assinalemos na literatura historiográfica os seguintes pontos: 1) para os antigos, todos os pré-socráticos são físicos, isto é, todos teriam escrito livros «acerca da natureza» (peri physeós); 2) quando Aristóteles afirma que a doutrina física de Tales de certo modo depende dos theológoi, quer dizer, daqueles que filosofaram «tomando a Noite como ponto de partida» (arkhê), é (…)
-
Carneiro Leão (2010:111-114) – Os Pré-socráticos e as Tragédias
16 de setembro de 2021, por Cardoso de Castro
[CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Filosofia Grega I. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 111-114]
Não apenas os beócios é que não pensam. Os próprios atenienses renunciaram ao pensamento quando em Sócrates, Platão e Aristóteles a filosofia inaugurou sua avalanche histórica. Para Hegel, a filosofia é uma época concentrada em pensamentos. Para os primeiros pensadores, pensar é acordar o não pensado, acionar a inércia de pensamento de uma tradição histórica. E o que fizeram recuperando a tragédia (…)